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Brasil é agora o quarto maior mercado global de produtos de limpeza

Vendas cresceram 12% em 2022 e atingiram US$ 6,9 bilhões

As vendas de produtos de limpeza no Brasil cresceram 12% em 2022, totalizando US$ 6,9 bilhões, segundo a Euromonitor International, que traçou um cenário dos mais favoráveis nos próximos anos. A previsão é que o consumo no Brasil cresça 35% até 2027, atingindo US$ 9,3 bilhões. No ano passado, o país subiu mais uma posição no ranking global e assumiu a quarta colocação, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Queda na produção

Já em relação à produção industrial, a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional divulgou queda de 5,7%, atribuída ao aumento dos custos de produção e da informalidade.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Paulo Engler, o setor, que cresceu acima do PIB na última década, viveu um momento de ajuste de mercado no ano passado e teve de lidar com a escalada dos custos de produção nos últimos dois anos, além de sofrer com um sensível aumento no consumo de produtos informais e clandestinos neste período.

“O ano de 2022 teve, entre seus principais desafios, a alta do custo de produção. Apenas como referência, enquanto o aumento médio do IPP – Índice de Preços ao Produtor da indústria brasileira geral foi de 3,1%, o da indústria de saneantes atingiu 17%. Isso limita o crescimento. Mas, é preciso lembrar que o nosso setor registrou recorde histórico de produção industrial em 2019, mantendo-se neste patamar em 2020 e 2021”, analisa Engler.

Na avaliação de Engler, a partir de 2021, o setor passou a sofrer intensa pressão de preços, especialmente, por conta do aumento dos custos de energia elétrica, dos combustíveis e da alta do dólar, além dos impactos da inflação mundial nos valores de matérias-primas e embalagens. “A desorganização das cadeias de suprimentos mundiais ocasionada pela pandemia e, em seguida, pela guerra na Europa afetou as operações industriais de todos os setores nos últimos dois anos, mas acredito que, a partir deste ano, teremos um cenário de maior estabilidade em relação a preços”, afirma.

Para 2023, a ABIPLA projeta um crescimento da produção de 2%. “A demanda por produtos de limpeza se mantém e as empresas do setor estão com diversos produtos a serem lançados no mercado. Com isso, a expectativa é que, neste ano, possamos retomar a trajetória de crescimento”, afirma Engler.

Consumo nos lares

O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou 2022 com alta de 3,89%% na comparação com o ano anterior. O estudo abrange atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.

De acordo com os dados da associação, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) encerrou o ano em alta de 7,69%. Na cesta de limpeza, as maiores variações foram puxadas por sabão em pó (+28,93%), detergente líquido para louças (+18,10%) e desinfetante (+13,32%). Para 2023, as projeções da entidade são de crescimento de 2,5% no consumo nos lares.

Mais unidades em franquias

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes passou de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF. O número de redes de franquias também registrou crescimento. O avanço foi de 7,8% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasil totalizou 3.077 marcas no ano passado frente a 2.882 no período anterior. A projeção da ABF para 2023 é de crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% no número de empregados diretos do setor.

As franquias de limpeza e conservação, embora tenham crescido abaixo da média geral em valor, com 12,1% e  R$ 1,694 bilhão em 2022, representaram o segmento que registrou o maior aumento em número unidades, com avanço de 24,20%.

Anunciantes digitais

O estudo Digital AdSpend, realizado pelo  IAB Brasil, em parceria com Kantar IBOPE Media aponta que o investimento em publicidade digital alcançou a marca de R$ 32,4 bilhões em 2022, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. O setor de limpeza doméstica, apesar de ocupar apenas a 20ª posição no top setores em volume de aporte, com apenas 0,36% de participação, foi o que registrou o maior aumento no número de anunciantes: 46%.